Diversão & Arte

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brinquedos e a ingenuidade adulta.

Queridos Engenhoqueiros e Engenhoqueiras, 

Completar 5 anos de Engenhoca é reconhecer o amadurecimento de um projeto educativo. Em 2011 a Engenhoca provoca modificações, faz avaliações e arrisca-se a tratar de assuntos que aparentemente não precisam fazer parte do seu universo lúdico, divertido e educativo.

Vamos nos empenhar em jogar fora as mascaras das quais achamos que precisamos e tratarmos a educação cada vez mais com a seriedade e responsabilidade que ela solicita. Especialmente com bem menos ingenuidade, característica que verdadeiramente não combina com adultos saudáveis e dispostos a educar crianças.

Durante estes 5 anos, as crianças e famílias de Salvador encontraram na Engenhoca, um espaço simples, com brinquedos variados, coloridos, com presença atuante de pedagoga e educadoras treinadas e acompanhadas constantemente.  A Engenhoca tornou-se parceira das crianças e famílias.

Famílias de classe media alta e alta, com poder aquisitivo alto, com bastante instrução, muitos empresários, executivos, médicos, advogados, funcionários públicos, enfim, na verdade nem sei dizer com precisão a formação e ocupação dos pais, pois esta informação não constava na lista de inscrição da criança. Pessoas na maioria absoluta, do bem... Ah sim claro que não posso botar minha mão no fogo, né!

É muito fácil para a Engenhoca demonstrar que a estrutura jamais supera em importância as relações humanas presentes no desenvolvimento e socialização de uma criança e sua família.

Definitivamente a maioria das crianças, para não arriscar em afirmar que todas, possuem um quarto de brinquedos, uma sala, uma varanda, ou um pequeno anexo que é uma verdadeira Engenhoca. Um lugar destinado aos brinquedos e as suas brincadeiras.

 Cantinhos e espaços bastante salutares. Brinquedos desejados, baratos e caros, brinquedos presenteados por toda a família e amigos, brinquedos que às vezes da para montar até 2 ou 3 brinquedotecas na concepção desenvolvida pela Engenhoca.

Devemos então, refletir sobre os brinquedos. E devemos ter coragem. Tudo bem que deixamos guardadas ainda algumas máscaras e vendas, talvez nem tudo possa e deva ser visto, melhor... que seja em doses homeopáticas... Vamos encarar os fatos com mais seriedade, separar o colorido e divertido do seu lado danoso... Sejamos responsáveis e não ingênuos.

Existem muitas pedagogas desenvolvendo importantes trabalhos de pesquisa e discutindo temas super relevantes para toda a sociedade, sim claro, elas são educadoras.

Confira um pouco o trabalho de uma pedagoga paulista, depois olhe bem para o quarto de brinquedos das crianças e veja o que se esconde atrás dos montes de bonecos, carrinhos, e outros tantos bichinhos de pelúcia. Definitivamente não estamos sozinhos no mundo, nem isolados em uma ilha dos nossos desejos e sonhos individuais, educar significa pretender ser coerente e ter cuidado.

Fabiana Dantas.

"Brinquedo de criança, lucro de gente grande" por Luiz Paulo Juttel

10/10/2008

A maioria das mulheres, mesmo as que cresceram sob condições financeiras precárias, lembram com carinho das bonecas que as acompanharam durante a infância. Não raro o nome dessas bonecas é o mesmo. Uma, porém, destaca-se nesse universo. De tão vendida e conhecida mundo afora, Barbie é considerada um ícone cultural, com direito à réplica no Museu de Cera de Grévin, em Paris. Desvelar os mecanismos que elevaram o status desse brinquedo a sinônimo de beleza juvenil, elegância e ingenuidade foi o que fez a pedagoga Fernanda Theodoro Roveri em sua dissertação de mestrado intitulada “Barbie: tudo o que você quer ser... Ou considerações sobre a educação de meninas”.

A pedagoga Fernanda Theodoro Rover, autora da dissertação: luz sobre a boneca que virou ícone (Fotos: Antoninho Perri/Reprodução)No trabalho desenvolvido junto à Faculdade de Educação (FE), Fernanda pesquisou uma possível história da boneca. A partir dessa prospecção, ela analisou o sucesso mundial de Barbie, os mecanismos publicitários que conferiram ao brinquedo uma personalidade próxima à de uma pessoa real, e os modelos de feminilidade apresentados às garotas. E o que se pode constatar é que Barbie nunca foi muito ingênua, a começar por sua criação.

A história oficial conta que a criadora de Barbie, Ruth Handler, via sua filha brincar com uma boneca de papel quando imaginou uma boneca 3D revolucionária com rosto e corpo de adulto, inclusive seios. Teria, também, uma infinidade de trajes elegantes, adequados ao gosto de cada criança.

O que a pesquisa de Fernanda traz de diferente nessa história é o fato de que o sonho de Ruth só se concretizou depois de uma viagem que a família Handler fez à Suíça, em 1956. Lá eles conheceram Lilli. Alemã, Lilli era uma boneca feita de plástico, adulta, magra e de lisos cabelos loiros. A diferença entre Barbie e sua precursora é que esta última era vendida em tabacarias, destinada a homens atraídos por suas características eróticas.

A boneca Lilli era fruto de uma personagem de quadrinhos do jornal alemão Bild. “Os desenhos no jornal sempre a mostravam em trajes justos, decotados ou apenas de lingerie. E suas histórias freqüentemente tratavam sobre relacionamentos com homens endinheirados”, conta Fernanda.

Entusiasmada, Ruth Handler levou um exemplar de Lilli para a sua fábrica de brinquedos nos EUA, chamada Mattel. Lá, segundo Fernanda, é que se deu o processo de “desvulgarização” da boneca, transformando-a em algo consumível por crianças. Um maquiador profissional da Universal Pictures remodelou o rosto de Lilli, retirando a sensualidade excessiva de seu olhar. Já o corpo de Barbie teve que ser desenvolvido no Japão, pois os engenheiros da Mattel alegaram que tal processo na América seria muito dispendioso. Na verdade, Ruth acreditava que seus funcionários alegaram isso por achar estranha a idéia de produzir uma boneca com seios.

O trabalho inicial pela busca de inocência e ingenuidade para Barbie terminou no seu lançamento na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, em 1959, No entanto, a sociedade norte-americana ainda achava a boneca um brinquedo vulgar. Esse problema só foi resolvido depois que a publicidade revolucionária da Mattel entrou em cena.

Fernanda lembra que, até a época do lançamento de Barbie, os comerciais televisivos de brinquedos eram dirigidos apenas aos pais. A inovação da Mattel consistiu em dialogar diretamente com as crianças. “As primeiras imagens televisivas de Barbie a sugeriam como uma modelo adolescente, uma pessoa real que se mexia na propaganda”, destaca a autora da dissertação de mestrado, que foi orientada pela professora Carmen Lúcia Soares.

A boneca alemã Lilli (à esq.): “musa” inspiradoraEm pouco tempo, as crianças começaram a se enxergar na boneca e a desejá-la por isso. Porém, muitas mães consideravam “estimulante” demais a idéia de a menina despir uma boneca adulta. Para combater esse pensamento, a Mattel deslizou o sentido – como diriam os especialistas em análise do discurso – de despir Barbie para outro, por meio do qual ela era vestida pela menina. Uma das maneiras que o fabricante encontrou para realizar tal tarefa foi incluir no pacote de roupas de dormir da boneca uma calcinha – para mostrar que ela dorme com roupas íntimas – e um cachorro que sugeria a inocente idéia de que Barbie afagava seu cão enquanto dormia.

O forte trabalho de marketing do casal Ruth e Elliot Handler deu certo. Pouco tempo após seu lançamento, Barbie já era líder em vendas, posto que mantém até os dias de hoje. Fernanda diz que analisar a história dessa boneca nos mostra como a sociedade tem voltado seus olhos para a criança, para a infância, para o brinquedo, para o corpo da menina e para o conceito de beleza padrão. “Na minha dissertação discuto como essa boneca que está sempre na moda consegue seduzir a menina, apresentando-lhe seu pressuposto do que é ser mulher. Analiso também de que forma Barbie contribui para um consumo excessivo que leva a criança a desejar o exemplar mais recente, em detrimento do modelo antigo que possui”.

Um dos capítulos da dissertação de Fernanda mostra uma situação curiosa sobre a conhecida relação Barbie-consumo. Uma comunidade virtual da Mattel chamada Barbie Girls convida a criança a brincar em seu universo virtual, semelhante ao Second Life. A usuária cria uma personagem “transada”, que conversa com outras barbie girls e que sai para gastar seu dinheiro virtual em cinema, café, pet shop, salão de beleza e parque. Para recuperar o dinheiro investido, as meninas podem, entre outras atividades, assistir a trailers dos novos filmes vendidos em DVDs. A partir deles, geram-se freqüentes novas linhas de bonecas.

Contudo, alguns espaços em Barbie Girls só são acessados por membros VIPs. Até pouco tempo atrás era considerado VIP quem comprasse um MP3 Player da boneca, que possuía uma chave de acesso a esses lugares especiais. “Para que a criança pudesse adotar um cãozinho no pet shop de Barbie Girls, seus pais tinham que desembolsar algo em torno de R$ 200,00”, afirma Fernanda. Atualmente ficou mais fácil ser VIP. Basta pagar no próprio site uma taxa mensal de seis dólares.

Uma das conclusões da dissertação apresentada na FE é que a boneca preferida das meninas de todo o mundo se molda de acordo com o que a sociedade de cada época espera de suas crianças. “Noções de domesticidade, independência e diversidade étnica foram exploradas em Barbie sempre que isso trouxe lucros maiores”, declara Fernanda.

No início da década de 90, por exemplo, a empresa lançou bonecas em três cores diferentes. A idéia, segundo a empresa, era refletir em seus brinquedos a beleza natural da mulher afro-americana. Mas, o levantamento bibliográfico feito por Fernanda aponta que o que a empresa queria mesmo era aproveitar o incremento de 155% no potencial financeiro de negros e hispânicos norte-americanos, ocorrido entre 1980 e 1990. Soma-se a isso o fato de que “a diferença entre as bonecas ‘étnicas’ e Barbie se deu apenas na cor do plástico, já que até o cabelo liso era o mesmo da loira. Mesmo assim, elas não eram Barbies”, comenta Fernanda.

Hoje, segundo Fernanda, a tendência explorada pela Mattel é que a menina não possua apenas uma Barbie e diversos trajes, mas muitas bonecas e seus respectivos acessórios, sempre impulsionados pelos filmes regularmente lançados pela Mattel. “A Barbie Sereia não tira a cauda para usar as roupas da Barbie Esportista. Se você quiser a Barbie Fadinha que aparece no filme terá que comprá-la sabendo que suas asas não saem das costas”, destaca Fernanda.

Barbie Tóxica
Um dos capítulos mais polêmicos do trabalho de Fernanda aborda as relações de produção e exploração do trabalho ocorridas em indústrias de brinquedos nos países do Terceiro Mundo. Autores pesquisados por Fernanda, como a jornalista canadense Naomi Klein, denunciam que do mesmo modo que os tênis da marca Nike são produzidos por meio de trabalho semi-escravo no Vietnã, roupas que vestem bonecas Barbie de todo o mundo são costuradas por crianças no Sumatra.

“Hoje, as marcas interessam mais às grandes corporações multinacionais do que os produtos por elas desenvolvidos”, afirma Fernanda. Isso faz com que empresários optem por investir em publicidade e minimizem gastos com manutenção de fábrica, maquinário e trabalhadores.

Fernanda diz que atualmente 65% dos brinquedos da Mattel são fabricados na China. O restante é feito na Indonésia, Tailândia, Malásia e México. Nesses países, aponta a pesquisadora, é imensa a lista de ações que atropelam os direitos trabalhistas, a começar pelos baixos salários. Nos EUA e Alemanha são pagos de U$ 10 a 18,50 por hora ao trabalhador industrial. Na China paga-se, em média, U$ 0,87.

De acordo com o relatório Toys of Misery, divulgado em 2007 pelo National Labor Committe, de Nova Iorque, existem 5 mil operários na fábrica da Mattel em Shenzhen, na China, trabalhando 15 horas por dia, seis dias na semana. Destes, 95% assinam novos contratos de trabalho a cada três meses para que a empresa não tenha que pagar os devidos direitos trabalhistas.

Os atentados contra trabalhadores industriais de países pobres vão além. Diversos especialistas pesquisados por Fernanda denunciam situações degradantes, como a de empregadas filipinas grávidas que são forçadas a fazer aborto para não perderem seus empregos. Em fábricas da China, empregadores controlam o uso do banheiro como tempo improdutivo de seus empregados, que não raro são obrigados a dormir sobre as máquinas. Costureiras chinesas de uma fábrica de roupa das marcas Gap, Guess e Old Navy usam sacos plásticos debaixo das máquinas de costura quando precisam urinar. Em Honduras, anfetamina é injetada nos funcionários quando turnos de 48 horas precisam ser cumpridos.

De um lado, a Mattel anuncia (em 2007) a retirada de quase um milhão de brinquedos devido à possível contaminação por chumbo na tinta. Do outro, em sua fábrica na Tailândia morrem funcionários por conta de contaminação causada pela mesma substância em razão do não fornecimento de máscaras de proteção. Esses exemplos demonstram que, muitas vezes, o lucro vale que o lúdico.

Jornal da Unicamp, 29/11/2008
Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2008/ju411_pag12.php#


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Entretenimento Educativo - Espaco Infantil

ENTRETENIMENTO EDUCATIVO

Espaço Infantil

A ENGENHOCA é especialista em programas de desenvolvimento infantil, desenvolve diversas propostas voltadas para o cuidado, acolhimento e desenvolvimento das crianças.

Promove Espaço Infantil que se destaca por oferecer atividades sempre pertinentes à dinâmica das crianças e grupos presentes, demonstra cuidado em seu planejamento e oferece espaço acolhedor, atraente, divertido e educativo.

Seu destaque ocorre, pois todo Espaço Infantil promovido pela Engenhoca tem coordenação pedagógica atenta à criança, seu desenvolvimento e acolhimento.

Basea-se no vínculo das relações e no papel educativo destas. Portanto jamais um Espaço Infantil da Engenhoca será caracterizado por seus objetos, equipamentos ou brinquedos. Vai além de um espaço atraente. Trata-se de um espaço para a brincadeira e a interação social, portanto reconhecidamente educativo.

Eventos Corporativos.




Durante estes 5 anos de Engenhoca. O Espaço Infantil foi desenvolvido em diversos eventos corporativos. Festas de fim de ano, dia da Família, Caminhada Ecológica, Ações comunitárias, Ações promocionais, Entrega de Chaves, Salões de Negócios, etc. seja para promoção da empresa seja para o acolhimento das crianças e famílias, o Espaço Infantil acompanha a proposta das coorporações e torna-se extremamente atraente para suas ações, agradando patrocinadores, pais e especialmente crianças.


Casamentos

Todos os casamentos contam com presença de crianças e elas são indispensáveis desempenhado inclusive  o importante papel  de pajens e daminhas. Muitos casamentos acontecem com filhos de outras relações e assim, a festa de casamento é também uma cerimônia bastante significativa para as crianças e estas muitas vezes acompanham no casamento de seus pais, seja por que comemoram a união mais tardiamente, ou por que constroem novas famílias.

A capacidade da Engenhoca em surpreender e inovar aliada a sua flexibilidade e compreensão do conjunto favorece o amadurecimento do espaço infantil para atuar em festas minuciosamente planejadas como cerimônias de casamento.

Assim, a Engenhoca faz-se presente em casamentos que se preocupam com o acolhimento das crianças. Surge, quase como um oásis em meio aos rituais e a festa, mantendo as crianças envolvidas com atividades que estimulam a socialização e a criatividade.

É notório que uma festa de casamento é sempre repleta de cuidado e zelo, ter a Engenhoca presente reflete o grande diferencial do Espaço Infantil sob assinatura das Atividades Engenhoca.

 
Réveillon

O Réveillon é uma festa que nos convida a fazer planos e renovação, há uma despedida do ano que passou e uma grande expectativa positiva em relação ao que vira, ao futuro.

As famílias desejam comemorar a da chegado do ano novo e esperam também contar com a presença das suas crianças, contudo evidentemente é um horário delicado para as crianças que “entregam os pontos" muito antes do momento da virada.


Proporcionar o espaço infantil em festas de réveillon é garantir o acolhimento e cuidado das crianças, a possibilidade de comemoração para os adultos e um tremendo diferencial para o promotor do evento seja uma família ou empresa.

Em parceria com a Barra do Loro, a Engenhoca promoveu o Espaço Infantil durante a festa de Réveillon, atingiu sucesso com as crianças e, sobretudo com seus pais que finalmente puderam comemorar de forma completa e segura a virada do ano.


Eventos diversos

Qualquer que seja o evento que reúna crianças as Atividades Infantis da Engenhoca podem fazer-se presente.
Isso é possível graças à flexibilidade da Engenhoca e a "engenhosidade" da sua equipe, preparada para reconhecer as necessidades das crianças individualmente e coletivamente seja qual for o ambiente e elaborar propostas inovadoras sempre baseadas em conhecimentos pedagógicos e enriquecido com muita experiência.

Embora haja propostas formatadas a ENGENHOCA não trabalha com "produtos" e "serviços preestabelecidos, mas especialmente no invento, na criatividade e capacidade de constantemente criar e reinventar propostas e programas para o desenvolvimento infantil.


Entretenimento Educativo - Festas

Entretenimento Educativo - Festas

A Engenhoca desenvolve festas em vários formatos, pois é capaz de sempre inventar algo novo, interessante e pertinente modo para comemorações.

Atua como parceira das famílias, elaborando e desenvolvendo espaço infantil e atividades que acompanham exatamente a faixa etária presente, as expectativas familiares, o espaço e as peculiaridades de cada aniversariante.

A Engenhoca em festas infantis não desenvolve uma  animação ou alguma apresentação artística, não se trata de voltar os olhos para um  animador ou grupo de artistas.

A Engenhoca - Entretenimento Educativo leva todo acolhimento, atenção e qualidade das atividades Engenhoca para a festa, assim é preparado um espaço infantil que se torna muito mais que atraente, por que desenvolve propostas de oficinas educativas levando em consideração a dinâmica individual e coletiva que se estabelece durante a comemoração.

 Durante estes 5 anos, já contabilizamos mais de 60 festas infantis e podemos dividi-las em 5 categorias.

*Festas infantis só para crianças.
* Festas infantis crianças e adultos.
*Festas criativas ou inusitadas.
*Festas para adultos.
* Festa Passeio by Engenhoca.


*Festas infantis só para crianças.

 Grande potencial de festa da Engenhoca, pois neste caso fica evidente a necessidade de um serviço especializado, pois a responsabilidade vai alem das atividades já que a proposta é que os cuidados das crianças fiquem a cargo da Equipe Engenhoca.

Festas que geralmente ocorrem durante dias da semana, ou no espaço sede da Engenhoca, potencialmente indicada pra crianças colegas e vizinhas em torno dos 4 e 5 anos de idade, pois as famílias se conhecem ha bastante tempo e as crianças curtem muito a amizade entre elas.

*Festas infantis crianças e adultos.

Festa maior onde a família preocupa-se mais com o Buffet e com a decoração já que ira receber adultos. Geralmente festa com um numero relativamente grande de crianças e faixa etária diversa. A Engenhoca atende com planejamento especifico proporcionando entretenimento para as crianças presentes e um espaço acolhedor e orgânico respeitando a dinâmica da partição dos pais ou acompanhante das crianças.


*Festas criativas ou inusitadas

Todas as possibilidades de temas ou estilos, as festas inovadoras e criativas podem incluir adultos. A Engenhoca faz parceria com pais e colabora no planejamento e viabilização da proposta. Festa de pijamas, com pais fantasiados, em museus, em varandas, etc. São alguns dos exemplos de festas já realizadas.

*Festa para adultos
  
Também se trata de um grande potencial das festas Engenhoca, pois promove o acolhimento e entretenimento das crianças durante a festa dos adultos conferindo maior satisfação a todos os convidados e, sobretudo às crianças. 

Por ser uma proposta inovadora, as crianças sentem-se surpreendidas e reconhecem o espaço infantil e as atividades desenvolvidas como um gesto de atenção e respeito às suas necessidades de atenção, cuidado e divertimento. 

O sorriso das crianças é a maior prova de satisfação.

A Engenhoca Entretenimento educativo baseia-se em conhecimento que ultrapassam brincadeiras, jogos e oficinas, inclui a dinâmica do grupo a relação entre as idades e personalidades de cada criança, as expectativas dos anfitriões e todas as situações que surgem durante a festa.

*Festa Passeio by Engenhoca

 A "Festa Passeio by Engenhoca" é fruto dos anos de experiência promovendo mais de dezenas de festas e espaços infantis somados a experiência dos 15 passeios promovidos pela Engenhoca. Só depois de muita experiência acumulada a Engenhoca lança-se rumo a "Festa Passeio by Engenhoca". 

Conhecimento e responsabilidade mais a credibilidade por parte das famílias, foram fundamentais para a implantação de todo o método da festa passeio.Nasce assim, mais uma nova proposta para comemoração com a assinatura das Atividades Engenhoca.

As crianças podem levar seus amigos e colegas para locais interessantes, como a casa de praia da família, sua própria residência, etc., e lá participarem de uma comemoração bem planejada e divertida junto aos familiares do aniversariante.

Agradeço a todos os pais que conhecem o trabalho da Engenhoca e que apostaram na "Festa Passeio by Engenhoca", conferindo credibilidade aos nossos projetos.

Capacitação de Babás e Formacão de Professores/ Monitores.

Capacitação Individualizada de Babás


A Engenhoca desenvolve a Capacitação de Babás de modo individualizado. Trata-se de um programa desenvolvido particularmente para a babá já contrata pela família. A Engenhoca não atua como agência de babás, portanto não indica nem fornece profissional, também não possui parceria com qualquer agência.

A Capacitação individualizada atende as famílias que já conhecem um pouco a babá e desejam aprimorar alguns aspectos. Entrevistas são realizadas e um plano de capacitação é desenvolvido.

A profissional participa das atividades Engenhoca também com a presença da criança e as intervenções são realizadas dentro do contexto lúdico e educativo da Engenhoca.


Formação de professores / monitores.

A Engenhoca realiza parceria com faculdades dos cursos de Educação e Psicologia disponibilizando programas de estágio curricular. Tornando-se uma boa oportunidade de aprendizagem em um ambiente educativo não escolar.


Em alguns momentos é possível encontrar a Engenhoca atuando junto ás faculdades, desenvolvendo projetos para educação infantil e aulas sobre brinquedotecas.

Constantemente prepara monitores infantis que fazem parte do próprio quadro de profissionais da Engenhoca. Estas formações destacam pela qualidade e os monitores participantes das atividades Engenhoca apresentam responsabilidade, cuidado e conhecimento a respeito do desenvolvimento da criança, graças aos aspectos pedagógicos cotidianamente trabalhados.

Atividades Infantis - Clube das Artes - Arte & vídeo / Teatro Infantil

Clube das Artes - Arte & Vídeo
Videomaker: Bel Pedra
Para criança até 11 anos. Arte & Vídeo com a condução de experiente videomaker. Programação para férias e também ao longo do ano.
Aproximação da linguagem audiovisual, suas peculiaridades, elaboração de roteiros, interpretação e produção final.
Experiência criativa na relação e uso das tecnologias atuais
Inovação e vanguarda acolhendo desejos e expectativas marcantes da nova geração.


Férias divertidas / talentos descobertos / geração tecnológica.



Clube das Artes - Teatro Infantil
Professor e Diretor Teatral: João Figuer
Para crianças até 11 anos. Teatro Infantil com a condução de experiente professor de teatro. Programação para férias e também ao longo do ano.
Aulas lúdicas e acolhedoras com o objetivo do exercício da criatividade, socialização e expressão artística.

Atividades Infantis - Especial de Passeio




Uma agradável programação para crianças e ótima opção para os pais que podem compartilhar com a ENGENHOCA o cuidado e o lazer dos seus filhos durante os dias de sábado.

Dia de programação divertida e diferente.

Manhã com artes, jogos e brincadeiras. Almoço com pizza pra crianças e também acompanhantes e tarde com passeios à espetáculos teatrais ou visitas ao  jardim zoológico.


 Para crianças de todas as idades incluindo familiares ou babá ou na companhia da experiente Equipe Engenhoca.

Segurança e conforto com a parceira de s° Paulo, sua equipe e vans sempre bem cuidadas e equipadas.