Diversão & Arte

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividades Infantis - Acolhimento Pais & Bebês



Acolhimento Pais & Bebês

A ENGENHOCA apresenta-se como QUALIDADE EM EDUCAÇÃO e propõe oferecer serviços e atividade em torno do desenvolvimento infantil.

Reconhece a responsabilidade para com o desenvolvimento saudável da criança, portanto, não se trata tão somente de espaços de entretenimento ou de atividades criativas.

 Assume o compromisso junto à família em acompanhar cada passo da criança em meio às atividades desenvolvidas


 Tem sido parceira de pediatras e terapeutas justamente pela competência em seu olhar e responsabilidade pedagógica.  A criança é vista em seu desenvolvimento particular e suas relações e contexto social.

Promove em parceria com o NIIP - Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia,http://www.niip.com.br/imagem/topo.jpg encontros mensais denominados “Acolhimento Pais& Bebês”. 


Oportuniza encontros lúdicos e de acolhimento onde família e bebe /criança podem participar de uma agradável manhã de brincadeira e especialmente estabelecer ricas trocas com especialistas, pedagoga e psicóloga/psicanalista.


As manhãs de sábado destinadas aos encontros são atraentes pela força lúdica das atividades Engenhoca. A família não procura diretamente um especialista seja ele, fonoaudiólogo, psicomotricista, psicólogos, e sim um ambiente acolhedor.

Criança e famílias que freqüentam, ou não, as atividades Engenhoca podem então participar de um espaço especial para revelar suas angustias, receios, observação, dilemas, duvidas reais ou imaginarias. Que serão acolhidas para então traçar novas perspectivas de compreensão das questões possibilitando ganhos e favorecendo o desenvolvimento da criança e da família.


Estes encontros, não propositalmente terapêuticos, acabam por desempenhar uma importante função para a família e para o funcionamento da Brinquedoteca Dirigida. São através destes encontros acolhedores que muitas questões sobre o desenvolvimento infantil e familiar são conversadas e assim cuidadas.

O ACOLHIMENTO PAIS& BEBÊ, garante a qualidade do trabalho desenvolvido na BRINQUEDOTECA DIRIGIDA já que as crianças e famílias que participam do cotidiano da Brinquedoteca têm a segurança de que o brincar significa também, acompanhar as suas conquistas, limitações e também dificuldades.

É bastante importante a proposta do Acolhimento, pois revela que a ENGENHOCA sabe ver a criança em sua integridade e que embora a força da alegria e da diversão seja intensa, reconhece que ser criança não é uma tarefa tão simples, muito pelo ao contrario, inúmeros são os desafios e dificuldades e do mesmo modo que ser mãe não significa, tão simplesmente, "padecer no paraíso” e que a dinâmica familiar é algo realmente bastante elaborado.

A Engenhoca cuida das crianças e mães com alegria, carinho e afeto e especialmente com responsabilidade. Ser feliz é, sobretudo esta bem em suas capacidades e limitações. 

Todas as crianças e todas as famílias são bem vindas, elas são reais, suas dificuldades também, acertos e erros. 


Respeitar o talento, a peculiaridade e o que cada um tem de mais autêntico faz parte da filosofia da Engenhoca - acolhedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário