Diversão & Arte

domingo, 20 de maio de 2012

Abre o olho Brasil 20 de maio.




Hoje é dia da Pedagogia.

Exatamente há 20 anos, escolhi a Pedagogia como profissão. Hoje tenho certeza que fiz a escolha certa.
Sei disso talvez por reconhecer meu lado de aquariana visionária que vive o presente com o olhar no futuro.

Sei que fiz a escolha certa. Mas não pela recompensa da profissão com bens materiais.
Sei que a Pedagogia, foi para mim, a escolha certa absolutamente por ser a PEDAGOGIA um ato POLÍTICO.Pouco tem haver com o lado romântico, nada tem haver com amor.

Enquanto aluna Vieirense vi meus colegas tornarem-se médicos, advogados, comunicadores, engenheiros, publicitários, etc. Eu fiz minha caminhada profissional sozinha...

A questão da greve dos professores na escola pública esta mais para “não me conte seus problemas”. O mundo da economia, da produção e do resultado já esta muito ocupado levando seus filhos às escolas particulares, buscando o selo 9011, 9012, sei lá qual de Qualidade Total. Ah sim, a excelência!

A Escola Publica seria destinada então aos “pobres coitados” que têm pais que não conseguiram ou não souberam tornar-se “sucesso”, quase um “que pena, mas a vida é assim!”.

São 20anos de atuação e constante formação. Comecei como Educadora de Rua (aos 18 anos) no Projeto Axé. Caminhei por ONGs (também na Comunidade Solidária) e instituições de ensino para pequenos - Escola Dorilândia “tradicional” e Lua Nova Escola” construtivista”. Além de colégios de grande porte – Diplomata “mercadológico” e Integral” humanista”.

No setor das intuições de educação pública, não quis seguir com a minha aprovação no concurso para Coordenador Pedagógico da Prefeitura.

Não me vejo carregando uma bandeira única seja como coordenadora pedagógica em escola Pública, ou educadora em ONG, ou como orientadora educacional em colégio de grande porte ou mesmo como professora na Educação Infantil de escolas particulares.

Fazem  20 anos que escolhi a Pedagogia (Ah, vale ressaltar que sempre fui boa aluna, o que significa que não vim para a Pedagogia pelo desinteresse nas matérias da matemática, química ou física, ou por amar demais as criancinhas, ou para conciliar o lado feminino, matrimonial e pueril)

E hoje estou , digamos, sem representar Instituições, fazendo EDUCAÇÃO mergulhada na lógica de mercado e inserida totalmente na economia. Pois a EDUCAÇÃO está em toda parte, especialmente onde há grupos em formação e desenvolvimento. Em todos os lugares onde hajam crianças e jovens.

Tudo é EDUCAÇÃO.

Podemos afirmar que aquela tal campanha publicitária que seduz a criança para incentivar o consumo, inclusive o consumo adulto, não é boa para a educação e justamente por isso JÁ É EDUCAÇÃO (negativa, ou não, depende a quem interessa!)

Ter várias crianças reunidas brincando e vivenciando disputas, solidariedade, intimidação, afeto e tudo o mais presente nas relações humanas, isto JÁ É EDUCAÇÃO. 

Possa ser que a educação do play do condomínio não seja a melhor educação, mas TUDO É EDUCAÇÃO. Possa ser que a educação da praça seja melhor do que do play ou do que o Buffet Infantil. Tudo é Educação.

E a dimensão política é a mais importante.

Enquanto insistirmos em olhar para o país sempre dentro da nossa perspectiva particular e individual que nos diz em que lado estamos, iremos permanecer na busca constante de sermos e estarmos do “lado de cá” dos que tem poder aquisitivo e a chance de sucesso com acesso a educação.

Do lado de lá, costumam ficar os NORDESTINOS (para o Norte, nem lado há) e-ou  todos os pobres, que por sinal são considerados importantes, pois sem eles não haveriam  babás, professores...

Enquanto a EDUCAÇÃO for uma questão de posses, continuaremos a construir um país permanentemente imaturo, que "enriquece" enquanto alimenta a ignorância.

Quantos anos, ou melhor, décadas, será preciso para emergir dos Vieiras, Anchietas, COCs, etc, jovens com coragem, disposição, preparo, desejo e compromisso, para escolher a profissão de Pedagogo, como uma atitude responsável e RESPEITÁVEL, muito além do idealismo,  romantismo ou fatalismo como é vista ainda hoje?

Viva as minhas conquistas enquanto pessoa, pois assim sei  valorizar, reconhecer e parabenizar a mim mesma e aos meus colegas, por termos feito uma escolha IMPORTANTÍSSIMA – o desenvolvimento do ser humano no contexto sócio-político.

Apesar de todos ainda estarem dormindo, hoje é dia de parabenizar aqueles que se dedicam profissionalmente à Educação.

Abre os olhos  Brasil!

FAbiana Dantas - 20 de maio de 2012.
Pedagoga , especialista em Gestão Educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário