Diversão & Arte

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ENGENHOCA na XVIII Jornada Pedagógica do Sinpro-BA


  A ENGENHOCA- Atividades Infantis participará da XVIII Jornada Pedagógica do Sinpro-Ba

TEMA:  "A experiência da ENGENHOCA- Atividades Infantis como proposta pedagógica alternativa ao atendimento de creche-escola e a importante reflexão sobre a atuação e presença do Pedagogo em espaços não-escolares especialmente em  uma sociedade complexa e diante do crescente mercado de empreendimentos e negócios para e com a infância"

POR: Fabiana Dantas - Pedagoga UFBA, Especialista em Gestão Educacional - FAMETTIG Idealizadora e Coordenadora Geral da ENGENHOCA- Atividades Infantis..

PARTICIPE: Dias 13, 14 e 15 de setembro. No auditório do Colégio e Faculdade 2 de Julho.
      

 A participação na jornada pedagógica do Sinpro significa uma importante oportunidade para a discussão de interessantes temas e sobretudo um fundamental espaço para reencontros, para troca de informações e desabafos!

 Ainda mais: os professores podem e devem deixar de dar aula neste dia para que seja possível este encontro. Quero parabenizar a todas as professoras que comunicaram a escola a sua participação neste encontro, especialmente aquelas professoras da educação infantil que fizeram mesmo a contragosto de diretores e alguns  pais. Vale lembrar que este encontro não é um direito concedido e sim conquistado.


"...onde estão os pedagogos? E eu mesma respondo: os pedagogos estão na escola, nas salas de aula, tentando educar, tentando ensinar, tentando construir.... Enquanto isso, as diversas instâncias educativas da sociedade, sem qualquer intencionalidade explícita, estão educando no sentido da des-educação, estão ensinando na direção da não humanidade, estão construindo referências na perspectiva da desigualdade, da manipulação, do consumo, da competição.
Olhando perplexa a este grande paradoxo de nosso momento sócio-histórico, eu reafirmo minha convicção de que precisamos urgentemente convocar pedagogos, para trabalhar nas diversas instâncias sociais, fora da esfera escolar, mas que possuem forte potencial educativo. Caberá a este pedagogo, profissional formado na dimensão da compreensão e transformação da práxis educativa, redirecionar em possibilidades educativas, as diversas instâncias educacionais da sociedade, como por exemplo, a mídia, as atividades de recreação e lazer, as diferentes instituições culturais, os cursos e atividades via internet, entre múltiplas formas de trânsito da educação na sociedade contemporânea..."

( trecho do texto da pedagogoa e doutora em educação MARIA AMÉLIA SANTANA FRANCO  no site   WWW.PEDAGOGOBRASIL.COM.BR)
 
      Temos muito que pensar ,conversar, refletir e elaborar. Espero todas(os) por lá!

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